terça-feira, 22 de abril de 2008

7) Cineclube Praia Grande promove mostra de curtas de Beto Matuck

Cineasta maranhense produziu os filmes que foram dirigidos por Joel Yamaji

Os filmes “A Ira”, “Flores para Os Mortos” e “Impressões para Clara”, dirigidos pelo cineasta paulista Joel Yamaji e produzidos pelo maranhense Beto Matuck, serão exibidos quinta-feira, dia 24, às 19h, no Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), como parte da programação especial do Cineclube Praia Grande. Após a exibição, ocorrerá um debate com o autor Joel Yamaji e com o produtor Beto Matuck.

E tem mais: um dia antes (quarta-feira – dia 23), às 19h30, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol – Centro), Beto Matuck e Joel Yamaji realizam a apresentação de lançamento do documentário “Em Busca da Imagem Perdida”, gravado no Maranhão, com patrocínio da Petrobrás, Iphan, Paço Imperial e Ministério da Cultura.

Radicado na capital paulista há 17 anos, Beto Matuck, 40, é cineasta e professor de cinema da Academia Internacional de Cinema - AIC (São Paulo). Além da produção dos curtas da mostra, ele dirigiu videoclipes de canções de Zeca Baleiro e da extinta banda Mystical Roots, entre outros artistas.

Beto e Joel Yamaji se conheceram há 10 anos, na elaboração de projetos para o Senac, de São Paulo. “Nós tivemos uma empatia estética. Descobrimos que gostávamos da obra de cineastas como o russo Tarkóvski e o grego Theo Angelopoulos. Estávamos pesquisando o tempo na imagem. Assim, os filmes que serão apresentados na sessão do cineclube fazem parte de uma pesquisa estética”, frisou.

Além dos projetos de curtas de ficção e de documentários, os cineastas desenvolvem em parceria dois longas metragens. A ficção científica “Zona de Isolamento” já está sendo filmada e tem como locação o cenário urbano e caótico de São Paulo. O outro (“Todos Os Dias às Cinco Horas da Tarde”), que está em fase de projeto, foi pensado para ser rodado em São Luís e Alcântara.

PESQUISA

Os três curtas que serão apresentados na sessão do Cineclube Praia Grande resultaram da pesquisa desenvolvida na Oficina de Realização Cinematográfica do Senac e, paralelamente, da Secretaria de Cultura de São Paulo. Todos os filmes contaram com a participação de estudantes do curso. “Foi o resultado de uma junção de profissionais de cinema com os alunos das oficinas”, completou Beto Matuck.

Segundo o cineasta, que foi co-autor dos roteiros, a idéia não foi construir histórias lineares e sim provocar sensações imagéticas. “Se observarmos com atenção, os filmes tratam do tema da morte. Todos possuem uma atmosfera onírica”.

Sobre a apresentação dos curtas na programação do Cineclube Praia Grande, ele explicou: “Sempre tive vontade de trazer para São Luís a experiência audiovisual que absorvi durante todos esses anos em São Paulo”.

OS FILMES

“Impressões para Clara” - Ficção, 35mm, 1998, 15min.
Elenco: Othon Bastos, Maura Baiocchi, Luaa Gabanini. Música: Zeca Baleiro.
Lembranças de uma mulher após o instante de morrer. O amor, o fruto desse amor, uma decisão a se tomar.
Prêmio Especial do Júri no 1º Festival Internacional do Rio de Janeiro, 1999, Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema do Recife, 1999, Melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema do Maranhão, Guarnicê, 1999.

“Flores para os Mortos” – Ficção, 35mm, 1999, 21 min.
Elenco: Odete Lara e Patrícia Ermel.
A história de duas mulheres que não sabem que estão mortas. Uma delas vive as incertezas da juventude; a outra, a segurança de entender e dominar o tempo.
Prêmio de Melhor Som no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, 2001.

“A Ira” – Ficção, 35mm, 2003, 21min.
Elenco: Nina Pessoa, Beth Pinn, Simone Momm, Kaio Pezzutti e Paulo César Tolentino.
Através dos sentimentos de duas irmãs de temperamento opostos, o filme materializa o universo de seus desejos inconfessáveis. Um ser maligno virá deflagrar a libertação necessária através de uma perversa inversão.Vencedor do Prêmio ABC de Melhor Fotografia, concedido pela Associação de Fotógrafos Brasileiros.

Jornalista Responsável: Eduardo Júlio
Informações:
Beto Matuck (98) 81336586/ (11) 99303464
Eduardo Júlio (98) 88216801

Um comentário:

zema ribeiro disse...

blogado, avisado e linkado. abraço!